A Garotinha que não deu a mão para o presidente

Nossa quem diria que tudo iria voltar...

2011
Lá estava eu dando a última olhada nas planificações que tinha que apresentar para o professor de Projeto de Embalagens quando de repente minha mãe fala:
-Filha, vem aqui.
Ela havia recebido um pdf com fotos que marcaram o século e ali estava sua pequena.
Bastou dar um google e ali estava ela, a foto, que há um tempo atrás eu havia contatado uma revista semanal pois queria saber quem era o fotógrafo pois queria uma cópia e a revista não me forneceu o nome e ainda quis me cobrar pela a minha foto.
Larguei mão..
Toda feliz resolvi postar no Facebook e marcar meus amigos. foi bacana e de repente descubro pela Aninha (a jornalista Ana Pessoa)que fui procurada em 2008 pela net.
Onde eu estava nem sei porque só fui saber disto hoje.
Muitas pessoas para as quais minha foto se tornou símbolo me procuraram pedindo que eu falasse para eles; fiquei na dúvida pois a história é tão simples e sem cunho político que será que vale a pena desconstruir o mito, o símbolo?
Ainda não sei mas para não ser indelicada com ninguém, se for publicar farei aqui e caso alguém ainda se interesse em falar comigo (o que eu duvido devido a simplicidade da verdade) aí sim falarei com todos e responderei tudo que for possível.

16 Responses so far.

  1. maria_fro says:

    eu ainda estou aguardando :)
    recebeu o meu mail?
    abraços

  2. Recebi Conceição, obrigada pela atenção.
    Ao contrário do que dizem ao seu blog não estou me achando demais, nem de menos e nem estou preferindo falar com um ou com outro.
    Muitas pessoas atribuem a mim coisas não ditas e promessas feitas.
    A história de estarem me buscando há tanto tempo é nova pra mim e estou lendo sobre o Guinaldo, sobre várias facetas deste quebra cabeça.
    O Juliano Azevedo não representa a SBT; ele representa meu professor.
    Nada do que foi publicado não remete a escolha com quem falar. Ele me conhece pessoalmente e como todo jornalista escreveu até o limite do que é de domínio público de quem convive ou já viu fotos minhas.
    Não tenho preferência por veículos, partidos e sim por condutas; pelo jeito não mudei desde da infância!
    Desculpe mais uma vez pelo silêncio momentâneo,
    Um abraço Rachel

  3. Rachel e leitores deste blog:
    A registrar que, quando Rachel cita "que fui procurada em 2008 pela net", poderá estar a fazer referência de post que fiz a respeito dela em blog que publico, o BLOGRACIO, em 28 de março de 2008, aqui:
    http://blogracio.com/2008/03/28/guinaldo-nicolaevsky-fotografou-e-procura-quem-garota-negou-cumprimento-a-figueiredo/
    História é história.
    Felicidades, Rachel, sua imagem foi força e alento para os que resistiram à ditadura brasileira.

  4. debarros says:

    Fico curioso pra saber a razão de você naquela idade se recusar a dar a mão ao então Presidente da República, Figueiredo?
    Estava com alguma "birra" , naquele momento com alguém, com a sua mãe?
    Na verdade não poderia haver nenhum motivo político.
    João A. Barros. Blog - Panis cum ovum
    j.debarros@terra.com.br

  5. joão,
    Não estava com birra...sempre fui meio danada mas birrenta não.
    Obrigada

  6. Acabo de ver a matéria na Globo... lembrava dessa foto, bom te conhecer!

  7. Olá, Rachel. Tudo bem? Sou repórter da Folha de S.Paulo e gostaria de conversar com você sobre a história da foto. Como não encontrei seus contatos, deixo aqui meu telefone (11-3224-3587) e email (matheus.magenta@grupofolha.com.br). Fico no aguardo por retorno. Obrigado pela atenção, abraços

  8. Oi Matheus,
    Depois eu entro em contato.
    Obrigada pelo interesse.
    Abraços,

  9. Obrigada pelo comentário: Amor de Peso: Nossa Luta, Nossa Vitória!

  10. Olá, Rachel. Obrigado pelo retorno. Gostaria de falar hoje (domingo, 12) com você sobre o assunto. Se for possível, por favor, entre em contato comigo ou me envie seu telefone por email. Agradeço a atenção. abraços.

  11. Rachel,
    sem nenhuma pretensão, mas por alguém que se emociona com a resistência dos que se opuseram à Ditadura Militar, gostaria de deixar meus cumprimentos a você, pela simplicidade e atitude, nesta foto que marca nossa história. Comentá-la hoje já é motivo de se refletir sobre nossa história. É por isso que creio que as crianças são sempre sinceras - não se devem obrigar a nada, mas levá-las a compreender e contemplar a realidade, tomando atitudes e propondo mudanças melhores. Um grande abraço e parabéns!

  12. Muito obrigada; é muito bom receber comentários gentis. Hoje o Estado de Minas publicou uma reportagem de cunho totalemente alterado.
    Foi lamentável a atitude deles

  13. edegar says:

    Aí gostei! vou acompnhar as suas publicações. PAX! http://acavernadodredegari.blogspot.com/

  14. Admito que eu também fiquei curioso com o que te fez não cumprimentá-lo.
    Ainda assim... a foto também é ótima, dedico parabéns também ao fotógrafo, então.

    Ah, sua postura é a melhor. ;D Algumas pessoas acham que TODAS as outras só agem pra chamar atenção, para se vangloriar; mal sabem que as melhores atitudes não tem esse princípio.

    PS: Ainda não acabou, né, Rach... política faz parte da nossa vida, como cidadãos.
    Muita força. /o/~

  15. Nossa Edegar,
    Obrigada por querer me acompanhar mas este blog exite devido a uma matéria que tive na faculdade e como ela acabou e eu nào me acostumei a blogar você provavelmente ficará decepcionado.
    A matéria está aí porque eu preferi publicar a minha versão antes dos jornais porque a versão publicada pelo o jornal Estado de Minas e seus pares foram distorcidas e chatearam a mim e minha família.

  16. Oi Alexandre,
    Na verdade se não fosse a genialidade profissional do Guinaldo a foto não existiria; o crédito é dele.
    Tem gente que realmente me questiona sobre esta questão de aparecer; mas só vim a público quando eu vi o tamanho da mobilização que houve em 2008 porque quando me identifiquei no Facebook nem sabia da repercussão que aquele post daria.
    Um abaraço da Rach

Leave a Reply